sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Entendo Martin Buber

Me peguei a refletir sobre uma frase marcante de Martin Buber que diz:

"Toda a verdadeira vida é encontro"

o que seria para Buber o "encontro" que ele retrata na frase?

seria o encontrar-se no outro? a relação com o mundo? viver em relação?

me veio a mente, que de alguma forma não existiria uma verdadeira vida no isolar, mas, no conviver, conflitar, estar com o outro.

então me lembrei de uma outra frase que ele diz que:

"O ser humano se torna EU pela relação com o VOCÊ"

O conhecido EU e TU

juntando essas duas frases podemos perceber a amplitude de toda a estrutura de relação que ele dispõe a nós... é relatado pelos seus conceitos e ideais que somente me tornarei o EU a partir do momento em que há um encontro com o VOCÊ, isto é, o VOCÊ me faria ser EU hoje, entendeu? não? O.O

Vou explicar melhor, como diz uma Professora querida minha, "nós humanos estamos sempre em evolução, quando nascemos, não passamos de meros candidatos à humanidade" (nascemos animais), a partir dessa ideia formada podemos dizer que, nos tornaríamos verdadeiramente vivos e humanos somente quando conseguíssemos nos relacionar com quem está a nossa volta, o 1º grupo social (Família ou responsável), 2º grupo social (Escola, creche e outros) e assim por diante, a partir desses "encontros" com os VOCÊS ao longo da vida vai se formando o meu EU cheios de conceitos, padrões, ideais e planos já traçados pela família, que não são meus,  mas tomamos como se fossem. O isolar não se inclui como relação, envolver livros, musicas, e outras situações (não é uma relação mas é um meio com um mundo diferente do que já está formado), enfim o que Martin Buber quer dizer é que somos seres de relações, até sozinhos nós procuramos estar de encontro com algo que nos conflite, que traga algo novo.



gostou? comenta... não gostou? comenta...

quer saber mais um pouquinho?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Martin_Buber

http://www.fae.unicamp.br/vonzuben/nostalg.html

http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/martin-buber-502455.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

o que tem a dizer?